Sabia que a tradução literal para o português da palavra Tiramisu é "Levanta-me" ou "Puxa-me para cima"? ;)
O principal ingrediente do Tiramisu é o creme de Mascarpone. Trata-se de um queijo Italiano, suave, variando de 60% a 75% de gordura. Possui um sabor delicado, é bastante cremoso e de cor branca, sendo originário da região da Lombardia, ao norte da Itália, área bastante agriculta e leiteira.
O Mascarpone é feito a partir do leite de vaca, sem o uso de queijo coalho ou fermento em sua produção. A umidade é drenada através do uso de uma pequena quantidade de ácido cítrico e um pano bem fino. O resultado é um creme liso, que serve de base para muitas receitas.
Agora, quer saber porque Tiramisu é minha sobremesa favorita?
1) Un po 'di storia
Uma das hipóteses da origem dessa sobremesa considera que a mesma surgiu em Florença, Toscana, em um banquete em homenagem ao Granduque Cosimo III (1642-1723) da família Médici, quando foi chamada "Zuppa del Duca" e era feita com ovos, leite e vinho marsala, por isso também era chamada de sopa inglesa. Segundo historiadores, o doce tinha como objetivo produzir um descendente para a família Médici, e parece ter dado certo, pois o granduque teve três filhos. Ao tiramisu acrescentou-se o café, considerado afrodisíaco, e o chocolate, que é estimulante, e por causa dessa combinação, esse pavê era consumido na Toscana antes dos encontros amorosos.
A região Toscana, na Itália, é um dos meus lugares preferidos no mundo mesmo que eu nunca tenha estado lá. Possui algumas das paisagens mais belas e inspiradoras do mundo inteiro e você com certeza se imagina lendo milhões de livros e trilhões de poesias, ao som de uma linda melodia, só de ver fotos como essas...
Agora, imagina só um jantarzinho com uma boa comida italiana, um bom vinho, boa música, ótima companhia e...Tiramisu de sobremesa. Como não sonhar?
2) O Sabor
A combinação mais perfeita de sabores e texturas. A suavidade do creme de Mascarpone junto com a maciez do biscoito embebido em café, a combinação dos sabores do cacau, café e o sabor doce do queijo.
3) A Poesia
É uma sobremesa cheia de poesia.
Pare, preste bastante atenção e esqueça todo o resto. Concentre-se apenas nisso...
Perceba as cores, as sensações, os odores, a beleza da combinação de tudo isso em camadas de doce, amargo, ácido...
Sinta o sabor. Perceba as sensações que te causa.
Isso é poesia.
4) Você
Essa dispensa explicação.
Fontes: https://www.petitgastro.com.br/a-historia-do-tiramisu-o-mais-famoso-dolci-italiano/
Nenhum comentário:
Postar um comentário